• sliderock2

A velocidade metabólica

A velocidade metabólica basal começa a sofrer uma desaceleração gradual e lenta após a fase de crescimento e desenvolvimento. Quando jovens, somos mais ativos e ingerimos mais alimento. Todos sabem como comem a maioria dos nossos adolescentes! Ao escalar a idade, muitos de nós continuamos a comer o mesmo aporte calórico, ou ainda mais. Por outro lado, as atividades físicas, inclusive as naturais, diminuem drasticamente. Pior ainda para aqueles que se dedicam apenas ao futebolzinho nos finais de semana. Resultado: acúmulo indesejável de gordura e, com ela, maiores chances de obter doenças arteriais e coronarianas, diabetes e outros males, e as filas nas clínicas de ortopedia.

 

O processo evolucional dos seres humanos é contado em milhões de anos. Portanto, cem ou duzentos anos não representam muito. Tome como exemplo a sociedade civilizada: esta tem apenas sete mil anos. Há dez mil, muitos de nós ainda viviam nas cavernas.
Durante a maioria esmagadora de nossa história, vivemos e evoluímos nos campos, na savana e nas florestas sob condições naturais, andando, pescando e caçando, mas também lutando contra tribos inimigas e predadores. Só os muito velhos ou feridos eram sedentários. No campo, esses eram presas fácil para os predadores; aqui na cidade, são presas fácil para as doenças hipocinéticas e psicossomáticas.

Definitivamente, somos seres inacabados, ou seja, em evolução. Obviamente não somos mais tão susceptíveis às condições climáticas como outrora, pois modificamos o ambiente para que pudéssemos viver mais confortavelmente, mas ainda sofreremos muitas adaptações em um ritmo mais lento. Continuar a tendência adaptativa, num futuro não tão distante teremos olhos bem grandes, para olhar as telas dos computadores, braços e pernas atrofiados, pois a locomoção será feita quase exclusivamente de forma mecânica, e um cabeção bem grande para guardar cada vez mais informações. A figura lhe parece familiar?
Nada contra os “nerds”, mesmo porque eu mesmo tenho um pouco desta natureza, mas definitivamente podemos unir com sabedoria o trabalho, afazeres sociais e familiares com atividades físicas.

Não é necessário gastar muito tempo em Academias ou longas horas de corridas ou caminhadas, mas acreditamos que todos podem planejar a sua semana e dedicar pelo menos algum tempo a fim de resguardar sua saúde e recuperar parte do que foi perdido recentemente em nossa história em função das atribuições de uma vida moderna e muito competitiva.

Entre em contato

Entre em contato pelo (51) 99668.3253

contato@rocksantos.com.br 

 facebook-icon

Gostou? Compartilhe o site!