• sliderock2

Musculação para crianças e pré-adolescentes

Existe um grande número de pessoas nessa faixa de idade que estão envolvidas com o treinamento de algum esporte de luta, algumas seriamente, o que justifica fazer colocações sobre treino com pesos associado a alguma arte marcial nesse período da vida.

Inicialmente, podemos mencionar a falta de informações que a maior parte das pessoas tem quando o assunto é treinar pesos com crianças. Uma das primeiras contestações é a de que treinamento com sobrecarga atrapalha o crescimento das crianças e pode lesioná-las; outra, é de que não colabora com o aumento da força pelo fato de as crianças não possuírem os hormônios responsáveis pelo aumento da força. Vários estudos, entretanto, sugerem exatamente o contrário: ou seja, o treinamento com pesos pode trazer benefícios para as crianças, incrementando sua força muscular, diminuindo a incidência de lesões e aumentando a autoconfiança, fatores que, somados, podem definitivamente melhorar o desempenho delas no esporte.

Alguns pontos devem ser seriamente observados ao levar uma criança para a sala de musculação:

• Em média, preferimos iniciar o treinamento com sobrecarga só após a idade de 12-13 anos, considerando-se um jovem de crescimento normal. Antes disso, estimulamos o jovem a realizar atividades mais naturais, como jogos, caminhada e natação, muito embora, na literatura, haja indicações apontando esse trabalho com crianças desde os 5 anos.
• Devemos analisar a maturação sexual do atleta. Você já deve ter visto meninas de 13 anos de idade que mais parecem ter 18 e meninos de 18 anos que aparentam 13. Isso depende sobretudo da individualidade biológica de cada adolescente. Existe um processo científico de avaliação física para se determinar a maturação sexual mas por sua inconveniência é melhor utilizar o bom senso.
• Mesmo adicionando-se o treinamento com pesos, o jovem deve continuar a praticar outras atividades físicas que envolvam qualidades como coordenação, agilidade e capacidade aeróbia. Bater uma bola é uma ótima opção. Há muitos pais frustrados consigo mesmos que colocam os filhos, até mesmo com 5 anos de idade, para treinar futebol de salão; atualmente, há até uma categoria mamadeira! Essas crianças, muitas vezes, participam de competições, passando por um estresse desnecessário, enquanto deveriam estar brincando. O fator “idade” na prática de outros esportes também deve ser levado em consideração.
• O treinamento para jovens deve ser de maior volume e menor intensidade, ou seja, mais repetições e menos carga.
• Inicialmente deve-se dar preferência aos exercícios utilizando máquinas, já que pesos livre são mais fáceis de ocasionar lesões. Pesos livres só devem ser utilizados com o auxílio de um treinador.
• Deve-se optar por exercícios apoiados para evitar sobrecarga na coluna e muita utilização de músculos estabilizadores e sinergistas.
• Aquecimento e volta à calma são indispensáveis e devem incluir exercícios de alongamento.
• O treinamento deve ser prescrito e acompanhado por um profissional especializado.
Basicamente, os cuidados com o adolescente são os mesmos que devemos ter com um atleta iniciante, porém a atenção desprendida deve ser maior. Só trabalhe com essa faixa etária se você tiver absoluta confiança naquilo que está fazendo!

WG

Entre em contato

Entre em contato pelo (51) 99668.3253

contato@rocksantos.com.br 

 facebook-icon

Gostou? Compartilhe o site!